Skip to main content

Dados para busca de Questões

Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.



Total de Questões Encontradas: 3.151 de 252.126
Exibindo: Página 585 de 631

Questão: 2921 / QT-377202
Ano: 2021
Banca: FGV
Órgão: FUNSAÚDE - CE
Cargo: Médico – Medicina de Emergência
Disciplina: Medicina

Paciente de 27 anos do sexo masculino, em situação de rua, etilista e usuário de cocaína, apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de confusão mental há 1 hora, após ingestão de 500mL de conhaque.

Ao exame clínico, emagrecido, confuso e desorientado, sem outras alterações e sem déficits neurológicos focais. Realizado exame de glicemia capilar à sua chegada, com resultado de 44mg/dL. Optado por correção com 30mL de glicose hipertônica intravenosa. Paciente evolui, em seguida, com piora da confusão mental, nistagmo e marcha atáxica.


Indique a droga que deve ser administrada, imediatamente.

-

Mais glicose hipertônica.

-

Tiamina.

-

Fenitoína.

-

Alteplase.

-

Diazepam.



Questão: 2922 / QT-377203
Ano: 2021
Banca: FGV
Órgão: FUNSAÚDE - CE
Cargo: Médico – Medicina de Emergência
Disciplina: Medicina

Doente de 20 anos do sexo masculino dá entrada no prontosocorro da cirurgia após queda de laje.


Ao exame clínico, apresenta FC 44, PA 50x30, FR 16, SatO2 95% a.a., Glasgow 15 e anestesia em MMII e nível a T12, com força grau 0 de membros inferiores. Esfíncter anal hipotônico, reflexo bulbocavernoso ausente.


Com relação a esse caso, analise as afirmativas a seguir.


I. A causa da hipotensão e da bradicardia é a mesma - choque neurogênico, podendo ser tratado, por exemplo, com administração em bomba de infusão contínua de adrenalina, que otimizaria tanto a pressão arterial como a frequência cardíaca.

II. É correto afirmar que, certamente, este doente ficará paraplégico.

III. Este doente deve receber doses altas de corticoides à admissão, visando à diminuição dos déficits neurológicos às custas de diminuição do edema medular


Está correto o que se afirma em

-

I, apenas.

-

II, apenas.

-

I e III, apenas.

-

II e III, apenas.

-

I, II e III.



Questão: 2923 / QT-377204
Ano: 2021
Banca: FGV
Órgão: FUNSAÚDE - CE
Cargo: Médico – Medicina de Emergência
Disciplina: Medicina

Paciente jovem de 21 anos sem comorbidades, do sexo feminino, dá entrada no pronto-socorro com queixa de cefaleia hemicraniana, pulsátil, associada a náuseas e vômitos. Refere foto e fonofobia. Paciente refere já apresentar tais crises há anos. Após receber dipirona e metoclopramida, paciente refere manutenção da dor.


As medicações a seguir são possíveis de serem utilizadas, à exceção de uma. Assinale-a.

-

Cetoprofeno.

-

Tramadol.

-

Sumatriptano.

-

Clorpromazina.

-

Dexametasona.



Questão: 2924 / QT-377205
Ano: 2021
Banca: FGV
Órgão: FUNSAÚDE - CE
Cargo: Médico – Medicina de Emergência
Disciplina: Medicina

Homem de 31 anos, sem comorbidades, vem ao PS com queixa de dor lombar intensa, de início súbito, após atividade física em academia. A dor limita os movimentos e irradia para o membro inferior direito, com trajeto pela face póstero-lateral da coxa, panturrilha e planta do pé.

Ao exame clínico, apresenta teste de Lasègue positivo. Apresenta dificuldade para marcha na ponta dos pés e o reflexo aquileu direito está diminuído. Sem outras alterações.


Indique o próximo exame a ser solicitado.

-

Radiografia de coluna lombossacra.

-

Tomografia de coluna lombossacra.

-

Ressonância de coluna lombossacra.

-

Eletroneuromiografia.

-

Nenhum exame complementar é necessário.



Questão: 2925 / QT-377206
Ano: 2021
Banca: FGV
Órgão: FUNSAÚDE - CE
Cargo: Médico – Medicina de Emergência
Disciplina: Medicina

Paciente de 75 anos do sexo masculino, com antecedente de hipertensão e diabetes mellitus, procura PS com queixa de vertigem e náuseas súbitas há cerca de 40 minutos. Relata que os sintomas começaram quando estava assistindo à televisão.

Ao exame clínico apresenta PA 170x100, FC 88, glicemia capilar 91mg/dL, FR 18, SatO2 96%. Do ponto de vista neurológico, apresenta-se em Glasgow 15, força grau V nos quatro membros, marcha ebriosa, nistagmo vertical e desvio do olhar conjugado. Manobra de Dix-Hallpike negativa. Realiza logo em seguida TC de crânio, sem alterações agudas.


Assinale a opção que indica a conduta adequada para este paciente.

-

Internação hospitalar e prescrição de AAS e estatina.

-

Diazepam IV, uma vez que paciente provavelmente está embriagado.

-

Trombólise química com alteplase.

-

Internação hospitalar e anticoagulação plena com enoxaparina.

-

Alta hospitalar com dimenidrinato e cinarizina.




pub03

Estratégia Concursos - Estude com quem mais aprova em concursos Públicos!
As nossas Assinaturas são uma excelente ferramenta de aprovação com um CUSTO-BENEFÍCIO fantástico, já que dão acesso aos conteúdos de mais de 18 mil cursos! Elas são ideais para todos os níveis - do básico ao avançado - e contam com PDFs, videoaulas e Fórum de Dúvidas.

Saiba mais - Clique para informações e valores deste Curso
Ao adquirir o curso por este link você estará ajudando o site VagasApp

Skip to main content